Segurança em meios eletrônicos - 15-12-2015


 
Segurança em meios eletrônicos: você confia em suas senhas?
Muitas pessoas não dão a importância que deveriam às senhas que utilizam na internet e outros meios eletrônicos. Combinações fracas e fáceis de serem descobertas colocam em risco seus dados pessoais, e até mesmo sua segurança. O grande problema é como criar e decorar as inúmeras senhas que precisamos nos dias de hoje, não é mesmo?

Por isso, preparamos um guia prático com dicas importantes de como criar senhas seguras, macetes para protegê-las, e orientações do que você deve ou não fazer em relação às suas combinações alfanuméricas e de símbolos. Vamos às dicas?

Use uma senha exclusiva para cada uma das suas contas importantes

Use senhas diferentes em suas contas importantes, por exemplo, contas de e-mail e banco on-line. Reutilizar senhas pode ser algo perigoso. Se alguém descobrir a senha de uma das suas contas, essa pessoa terá acesso a seu e-mail, endereço e até mesmo seu dinheiro.

Use uma senha com combinação de letras, números e símbolos

O uso de números, símbolos e uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas faz com que seja mais difícil descobrir sua senha. Por exemplo, é mais difícil descobrir uma senha de oito caracteres contendo números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas porque há 3.000 vezes mais combinações possíveis do que uma senha de oito caracteres contendo apenas letras minúsculas.

Não use informações pessoais ou palavras comuns como senha

Crie uma senha exclusiva que não tenha relação com informações pessoais e use uma combinação de letras, números e símbolos. Por exemplo, use uma palavra ou frase aleatória e insira letras e números no começo, no meio e no final para torná-la ainda mais difícil de adivinhar (por exemplo, "sPo0kyh@ll0w3En"). Não use palavras simples ou frases como "senha" ou "entrar", padrões de teclado como "qwerty" or "qazwsx", ou padrões sequenciais como "abcd1234".

Confira as senhas mais comuns:



Atualize sua senha regularmente

É muito importante que você mude suas senhas a cada três meses, pelo menos. Entre outros problemas, você vai impedir que seus dados continuem sendo acessados por alguém que tenha capturado a senha anterior.

Mantenha suas senhas em segurança

Não deixe suas listas de senhas anotadas no computador ou na sua mesa. As pessoas que passarem por perto podem roubar essas informações e usá-las para comprometer sua conta. Se decidir salvar suas senhas em um arquivo no computador, crie um nome diferente para o arquivo para que outras pessoas não saibam o conteúdo. Evite dar um nome óbvio ao arquivo, como "minhas senhas". Se tiver dificuldade para lembrar várias senhas, um gerenciador de senhas confiável é uma boa solução. Verifique opiniões e reputações desses serviços.

Como facilitar o processo de memorização?

O único problema de senhas tão complicadas, é a memorização. Imagine decorar algo como "UpMnSt!34$". Uma boa tática para memorizar senhas difíceis é criar uma frase e transformá-la em uma espécie de sigla. Por exemplo: "Fui embora de São Paulo porque não tinha 15 reais" se transforma facilmente em: "FedSPpnt15R$".

Finalmente, não custa lembrar:

Não compartilhe as suas senhas com ninguém. Nunca se esquecer de sair da sua conta (também conhecida como logoff') ao terminar de usar um site. Cuidado com e-mails ou sites falsos que pedem a sua senha. Evite usar suas senhas mais importantes em computadores públicos ou redes desconhecidas.


Fonte:

http://www.tecmundo.com.br

https://support.google.com
 


Clientes

Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image Owl Image